Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Machado-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Machado-MG

Notícias

Mar.
13

2025

Descobrindo os tipos de solo

Os alunos do Maternal 1, sob a orientação da professora Tassia Serafini, foram convidados a realizar um passeio pelo ambiente escolar para explorar diferentes tipos de solo.
Durante a visita à horta da escola, tiveram a oportunidade de observar, tocar e até se sentar sobre a grama, sentindo sua textura fofa e, ao mesmo tempo, áspera. Em seguida, manipularam a terra, pegando pequenas pedrinhas e esfarelando-as, observando como se transformavam em grãos finos.
A experiência com a areia foi uma das mais divertidas: inicialmente, as crianças tocaram a areia com as mãos e, depois, foram incentivadas a retirar os sapatos e caminhar sobre ela. Apesar de um certo receio no início, logo se sentiram mais à vontade e mergulharam nessa nova descoberta com entusiasmo.
Na sala de aula, para registrar a vivência, a professora espalhou cola sobre uma folha, e os alunos despejaram areia por cima, criando uma lembrança tátil dessa experiência enriquecedora.