Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Machado-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Machado-MG

Notícias

Jun.
02

2021

Revirando o baú

A turma do 3° ano, coordenada pela professora Jaqueline Alves, durante a aula on-line do dia 1° de junho, recebeu o professor José Vítor da Silva, da Folha Machadense, para falar sobre a linha Ferroviária Machadense.

Os alunos aprenderam que a ferrovia de trem ligava Machado a Gaspar Lopes, em Alfenas, e operou por 38 anos. A estação de Machado foi inaugurada em 1928, transportando passageiros e cargas, levando cerca de duas horas para concluir todo o trajeto.

O ponto de partida da Linha Ferroviária Machadense era o atual Mercado Municipal. Passava pela Avenida Doutor Feliciano Vieira, ganhava o alto do morro, fazia uma curva denominada “Curva da Ferradura”, apitava, dava uma parada na Caiana e seguia sentido a Alfenas.

Os ramais ferroviários do Sul de Minas foram extintos para a construção da Hidrelétrica de Furnas. Com isso, a Estrada de Ferro Machadense teve a sua última viagem pelos trilhos no ano de 1963. Os trilhos do trem deram lugar à estrada de asfalto e, hoje, ela está ora sob o asfalto ora paralela, à direita, acompanhando o leito da rodovia.

Gratidão ao professor José Vítor da Silva por compartilhar conosco um pouquinho de seu conhecimento. Foi um momento de ricas aprendizagens.